sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Projeto: Cirandando em nossa cultura, no nosso Folclore...






Tema: Cirandando em nossa Cultura, no nosso Folclore...

Duração: 01 mês ( agosto 2014 )  

Apresentação:

O folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração. A palavra tem origem no Inglês, em que "folklore" significa sabedoria popular. A palavra é formada pela junção de folk (povo) e lore (sabedoria ou conhecimento). O folclore simboliza a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo, de uma nação. O folclore brasileiro é muito rico e há uma grande variedade de manifestações culturais em todo o Brasil. Segue alguns exemplos:

  • Festas populares: Carnaval, Festas Juninas, Cavalhadas, Festa do Divino;
  • Lendas e Mitos: Saci-Pererê, Negrinho do pastoreio, Mula sem cabeça, Lobisomem, Curupira, Bicho-papão;
  • Música e Dança: Frevo, Samba, Fandango, Xaxado, Xote, Maracatu, Pau-de-fita, Quadrilha;
  • Cantigas de roda: Atirei o Pau no Gato, Escravos de Jó, Ciranda-cirandinha, O Cravo e a Rosa, Sapo Cururu;
Justificativa
Sabendo que o Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade, torna-se de fundamental importância o seu trabalho como prática pedagógica nas unidades escolares. Cada povo tem sua tradição, seus mitos, suas lendas, suas comidas, suas cantigas, seu modo de vida e tudo isso é folclore.
O Folclore brasileiro é muito rico e possui diferentes manifestações: lendas, cantigas, parlendas, advinhas, brinquedos e brincadeiras, provérbios e ditos populares, artesanato, frases de para-choque de caminhão, trava-línguas, comidas, remédios caseiros, crendices e superstições, literatura, poesias e outros, que precisam ser resgatados e valorizados.
Todos os povos têm folclore e é através da sua preservação que se torna possível a perpetuação das diferentes culturas, bem como o conhecimento verdadeiro da história dos diversos povos. O folclore é contado e recontado pela oralidade popular e representa a sabedoria do povo. Nosso Folclore – o folclore brasileiro - possui a herança cultural dos índios, dos portugueses colonizadores, dos africanos e de outros imigrantes europeus.
Nossa cultura popular é caracterizada por diferentes categorias culturais, causadas pelo regionalismo. Na cultura popular brasileira é possível verificar variações na música, dança e gastronomia. A música sertaneja, a capoeira, a literatura de cordel, o samba, são elementos importantes da cultura popular brasileira.
A cultura popular é uma expressão que caracteriza um conjunto de elementos culturais específicos da sociedade de uma nação ou região. Segundo os historiadores Oliveira e Lara (2004, p. 17) “As manifestações culturais brasileiras representam foco de pesquisa relevante para o reconhecimento dos traços culturais que identificam determinada sociedade ou comunidade”.
Preservar a memória cultural, disseminar as manifestações folclóricas da comunidade e de nosso estado é uma das tarefas da escola que, por ser um ambiente facilitador e difusor de cultura é o local ideal para resgatar e preservar a identidade cultural do povo, levando os alunos a conhecê-la melhor e participar de atividades que os levem à preservação da nossa cultura folclórica.
Objetivo Geral:
Compreender o folclore como manifestação sociocultural;

Objetivos específicos:
Ø  Reconhecer a importância cultural do folclore;
Ø   Valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado;
Ø  Utilizar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos;
Ø  Exercitar fantasia, criatividade e imaginação através de pesquisa e reconstruções;
Ø  Desenvolver o hábito da pesquisa;
Ø  Observar estrutura e características culturais;
Ø  Desenvolver gosto pelas músicas e danças culturais;
Ø  Repassar valores culturais;
Ø  Resgatar a importância do Folclore;
Ø  Desenvolver a linguagem oral e escrita;
Ø  Vivenciar diferentes manifestações da cultura popular;
Ø  Reconhecer a importância do folclore na História de cada região;
Ø  Desenvolver a imaginação e a criatividade;
Ø  Despertar o gosto pela leitura, canto, dança;
Ø  Vivenciar diversas manifestações do folclore brasileiro.

Metodologia:
O Projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar. No primeiro momento os professores realizarão uma sondagem com os alunos sobre o que sabem sobre o tema, através de conversa informal realizadas em sala de aula, logo após as ações se estenderão também para pesquisas e entrevistas na família, vizinhança e comunidade.
Na organização das atividades do projeto utilizaremos como suporte o projeto “Cirandando Brasil” - Fruto do trabalho de pesquisa sobre as cantigas e brincadeiras do folclore infantil brasileiro, o Cirandando Brasil foi desenvolvido pela artista Nairzinha, ao longo dos seus 40 anos de carreira. O Cirandando Brasil promove a integração entre as crianças, fortalece a identidade cultural, oportuniza a troca de saberes, reforça a autoestima de forma a ampliar a Ciranda Mundial em defesa da inocência e da integridade da infância, contribuindo para uma cultura de paz pela brincadeira-. Segue algumas sugestões de atividades que serão desenvolvidas durante a execução do projeto;
Ø  Estudo dos temas:
1.      Lendas folclóricas;
2.      Ditado popular;
3.      Parlendas;
4.      Trava-língua;
5.    Adivinhações.
6.      Ervas medicinal;
7.    Comidas típicas;
8.      Artesanato;
9.      Festas regionais;
10.  Músicas e danças folclóricas.
11.   Crendices e superstições
Ø  Conversa informal sobre o tema;
Ø  Exibição de Vídeos;
Ø  Construção de revista do folclore;
Ø  Atividades digitadas e mimeografadas;
Ø  Colagem;
Ø  Produções textuais;
Ø  Pintura com lápis de cor, giz de cera, tinta, etc;
Ø  Ensaios de músicas, teatro, paródia, coreografia e jogral para apresentação;
Ø  Dramatizações de lendas;
Ø  Trabalhos com músicas, jogos e brincadeiras;
Ø  Debates; 
Ø  Palestras; 
Ø  Desenho livre;
Ø  Recontos de contos e fábula;
Ø  Construção de painel do folclore;
Ø  Elaboração de perguntas para realização de entrevista com pessoa mais velha sobre as brincadeiras e brinquedos de antigamente;
Ø  Construção de gráfico com as brincadeiras e brinquedos que mais apareceram na pesquisa;
Ø  Construção de brinquedos com sucatas.
Ø  Montagem de mural com adivinhas ilustradas;
Ø  Competição de adivinhas selecionadas da pesquisa realizadas pelas crianças (trabalhar divisão de grupos, marcação de pontos e outros conteúdos implícitos nas adivinhas como tamanho, horário, etc.);
Ø  Confecção de um livro com adivinhas;
Ø  Ordenação da parlenda lida em texto fatiado;
Ø  Ditado com palavras do trava-língua;
Ø  Construção de um quadro com o provérbio e seu significado;
Ø  Roda de conversa sobre ervas e remédio caseiros;
Ø  Listagem das ervas e dos remédios caseiros que conhecem, e sua utilidade;
Ø  Pesquisa de remédio ou chás usados na comunidade e sua função de cura;
Ø  Construção de um álbum de ervas medicinal com colagem de folhas para os chás com nome da erva, receita, indicações de uso, etc.
Ø  Criação de uma bula para um remédio caseiro.
Ø  Construção de mural com as lendas e superstições, bem com suas ilustrações;
Ø  Pesquisa em grupo de algumas das festas do folclore do Brasil, distribuídas por regiões;
Ø  Confecção de cartazes sobre as festas contendo as características mais importantes da festa, bem como imagens;

Recursos:
Cartolina, lápis de cor, giz de cera, vídeos, data show, quadro branco, piloto, DVD, TV, TNT, revistas, livros didáticos, livros de literatura, hidrocor, tinta guache, papel metro, cartolina, EVA, tesoura, jornais, cola quente, papel ofício, cola branca, pincéis, CDs, aparelho de som, notebook, cartazes, faixas, vestuários, recursos humanos, e outros disponíveis;

Culminância:
A culminância do projeto acontecerá no dia 29 de Julho de 2014. Neste dia cada turma apresentará as suas produções realizadas durante o desenvolvimento do projeto para toda comunidade escolar e família, como: recital de trava-línguas e parlendas, roda de adivinhações, reconto de lendas por meio de fantoches ou máscaras, festival de comidas e bebidas típicas, apresentações de danças regionais, dramatizações de lendas, etc.

Avaliação: 
A avaliação acontecerá mediante observações e registro por parte do professor em sala de aula a partir da participação de cada aluno de forma individual e coletiva e do desenvolvimento da aprendizagem durante as atividades propostas.

Fonte de pesquisa:


OLIVEIRA, Roberta Baltazar e LARA, Larissa Michelle. O Fandango na Cultura Popular Paranaense: origem e caracterização. Revista de Iniciação Científica Cesumar.  jan-jun. 2004, Vol. 06 n.01, pp. 17 – 29.