sábado, 5 de abril de 2014

PROJETO VALORES: CULTIVANDO E SEMEANDO VALORES HUMANOS, PARA UM COTIDIANO DE PAZ.


Cultivando e semeando valores humanos,
para um cotidiano de PAZ.




Serra Grande – Valença – BA
Fevereiro/2014  




Projeto Valores: Cultivando e semeando valores humanos, para um cotidiano de PAZ.

1.      Apresentação

Valores é o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização, que determinam a forma como a pessoa ou organização se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente.
A palavra valor pode significar merecimento, talento, reputação, coragem e valentia. Assim, podemos afirmar que os valores humanos são valores morais que afetam a conduta das pessoas. Esses valores morais podem também ser considerados valores sociais e éticos, e constituem um conjunto de regras estabelecidas para uma convivência saudável dentro de uma sociedade.
Nos dias de hoje uma das crises que o ser humano vem enfrentando é a crise de valores, essa crise afeta a humanidade de tal maneira que as pessoas passam a viver de forma mais egoísta, cruel e violenta. Assim, é necessário enfatizar a importância de bons exemplos na sociedade, pois a transmissão de importantes valores humanos consiste na base de um futuro mais pacífico e sustentável.

2.  Justificativa

          A escola é um espaço de construção e trocas de conhecimentos, é um lugar que deve proporcionar ao indivíduo condições de se desenvolver, tornando-se um cidadão com identidade social e cultural, um ser crítico e reflexivo perante a sociedade.
O processo educativo deve levar os sujeitos envolvidos a perceberem sua importância na vida do outro, suas responsabilidades e compromisso para com o mundo e sua capacidade de exercitar práticas no decorrer de sua vida.
Alguns valores podem ser considerados como principal ferramenta para a formação de um ser que exerce/pratica sua cidadania: cooperação, sinceridade, perdão, honestidade, respeito, generosidade, responsabilidade, etc.
Infelizmente, muitas das nossas crianças brasileiras, por às vezes não está tendo uma atenção especial, estão recebendo todo tipo de informação que às vezes não condizem com a sua inocência. A mídia, por exemplo, está aberta para todos, e muitas vezes colocam na frente destas crianças programações cheia de sensualidade, violência, ensinando os maus costumes.
A partir desta realidade e do que vivenciamos no cotidiano de nossas escolas, sentimos a necessidade de iniciar o ano letivo de 2014 colocando em prática este projeto “Cultivando e semeando valores humanos, para um cotidiano de Paz”, a fim de resgatar em nossos alunos valores como: respeito, amor, paz, convivência, colaboração, honestidade, responsabilidade, solidariedade, humildade, preservação ao ambiente e patrimônio público, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida na escola, família e comunidade.
As escolas do Subsistema Educacional de Serra Grande estão situadas na zona rural do município de Valença, a maioria das nossas crianças vem de famílias que trabalham muito para sobreviver, saem cedo de suas casas e retornam ao anoitecer, ou seja, pais e responsáveis que não tem muito tempo para acompanhar o dia-a-dia de seus filhos. Assim tendo em vista a formação social de nossos alunos, no que se refere aos valores humanos, trabalharemos com este projeto durante o ano letivo. É valido ressaltar que estes valores não dependem só da escola, mas de todo um contexto onde estas crianças estão inseridas.
A escola tem papel importante para o desenvolvimento do indivíduo sociável sem deixar de considerar que o processo de construção desta habilidade social se da na cotidianidade das relações humanas. Deste modo:
A habilidade social se constrói necessariamente por um caminho de convivência e de solidariedade, de conhecimento do mundo e de inter-relação com pessoas e processos diferentes, com histórias diversas. Acima de tudo, a habilidade social se constrói pelo respeito e equilíbrio, fundamentais para o convívio humano. Constrói-se pelo trabalho em equipe, pela colaboração, pela cumplicidade e pelo afeto. (CHALITA, 2004, p.229)
Entendemos que a “Educação é o processo pelo qual aprendemos uma forma de  humanidade.” (ALVES, 2000), portanto através da educação os indivíduos aprendem a ser cidadãos da sociedade da qual fazem parte.
É importante ressaltar que a educação em valores exige do educador posturas e posicionamentos, pois, os educandos consciente ou inconscientemente já possuem formulados conceitos e valores os quais podem ser divergentes e gerarem conflitos, e cabe ao educador intermediar tais conflitos favorecendo a convivência.
Aprender a conviver exige, em suma, cultivar as atitudes de abertura, um interesse positivo pelas diferenças e um respeito pela diversidade, ensinando a reconhecer a injustiça, adotando medidas para superá-la, resolvendo as diferenças de maneira construtiva e passando de situações de conflito à reconciliação e à reconstrução social. (PÉREZ, 2002, p.9).

O educador convive diariamente com situações adversas, conforme as soluciona vai estimulando o interesse positivo pelas diferenças e o respeito pela diversidade, valorizando as qualidades individuais e especificas de cada educando.
Como enfatiza NIDELCOFF (1978), o educador precisa definir os valores dentro dos quais pretende educar. Não é possível educar a não ser partindo de certos valores, da maneira de ver o mundo e o homem, ou seja, uma forma de fazer vivenciar esses valores dentro da escola/classe.
Diante disso, realizaremos com este projeto um trabalho interdisciplinar, envolvendo toda a equipe escolar, família e comunidade, ressaltando a importância que tem a educação para a cidadania, priorizando neste momento o aprendizado de valores e boas maneiras, que deverá ser iniciado na família e dando continuidade na vida escolar e assim sucessivamente.    

3. Objetivo Geral

  •  Resgatar em nossos alunos valores como: respeito, amor, paz, convivência, colaboração, honestidade, responsabilidade, solidariedade, humildade, preservação ao ambiente e patrimônio público, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida na escola, família e comunidade.


4. Objetivos Específicos
  Adotar atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas; 
  Praticar no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e respeito;
  Perceber que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente;
 Ser um agente transmissor e multiplicador de valores, tanto na família, na escola e na sociedade;
 Valorizar e empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas;
 Perceber que as normas devem ser respeitadas;
Compartilhar as coisas de forma prazerosa e entendendo significado de generosidade;
  Desenvolver o espírito de equipe, de cooperação e de respeito entre os colegas;
Sensibilizar-se para o fato de que seguir regras básicas de boa convivência significa respeitar os outros e exigir respeito a si mesmo.
       Perceber que ser responsável transmite confiança para as pessoas;
 Reconhecer qualidades existentes no próximo;
 Reconhecer que a paz é uma conquista diária por meio das nossas ações;
  Estimular o gosto pela leitura, arte, música;

5. Metodologia
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva com a interação professor, aluno, família, comunidade e toda equipe da escola.
Durante a execução do Projeto pretendemos utilizar as seguintes sugestões de atividades:
  •   Leitura e interpretação de diferentes textos;
  • Conversa informal sobre valores humanos, como responsabilidade, respeito, amizade e solidariedade;
  •  Confecção de cartazes (Regras de Boa Convivência e elaboração dos combinados da sala);
  •      Exibição de vídeos e filmes que falem dos valores humanos;
  •     Leitura e exposição de textos reflexivos;
  •    Roda de conversas;
  • Produção textual;
  •   Histórias e fábulas vinculadas aos valores humanos;
  •   Trabalhos com músicas, jogos e brincadeiras;
  •   Debates
  •   Palestras

  • Sugestão de Filmes
o   Turma da Mônica: Boas maneiras.
o   A Era do Gelo: Amizade.
o   O Anjinho Travesso: Amizade.
o   Formiguinha z: Cooperação e solidariedade.
o   Moda Amarela: Solidariedade.
o   A Fuga das Galinhas: União, organização, responsabilidade, respeito, perseverança, liderança e vivencia em grupo.
o   O Rei Leão: Solidariedade, união, organização, perseverança, liderança e vivência em grupo.
o   Heidi: Amizade.
o   O Mágico de O z: Solidariedade, união, organização, perseverança, liderança e vivência em grupo.
o   O Menino do pijama listrado.

  •  Cronograma:
Atividade
Realização 
Apresentação do projeto ao corpo docente e alterações necessárias.
Janeiro
Palestra sobre valores humanos para professores e funcionários da escola;

Fevereiro
Apresentação do projeto pelos professores com os alunos;

Fevereiro
Apresentação do projeto para os pais.
Fevereiro
Execução do Projeto (Desenvolvimento das atividades).

Durante o ano letivo de 2014
Culminância
Dezembro

6. Duração do projeto
       O projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo de 2014.
7. Recursos
Quadro branco, piloto, DVD, TV, data show, TNT, revistas, livros didáticos, livros de literatura, lápis de cor, hidrocor, tinta guache, papel metro, cartolina, EVA, tesoura, jornais, cola quente, papel ofício, cola branca, pincéis, CDs, aparelho de som, notebook, cartazes, faixas, vestuários, recursos humanos, e outros disponíveis;

8. Avaliação
Ao final de cada Unidade, o professor realizará  um debate em sala de aula para ver o que aprenderam, o que mudou, o que poderá mudar. Durante o bimestre o professor observará o desempenho de cada aluno, registrando as críticas, sugestões e dificuldades, com isto será possível rever o projeto e adequar no que for necessário. Os alunos também serão avaliados nas atividades propostas (pesquisas, debates, dramatizações, produções de texto, etc.). Em fim, a avaliação será composta de observação, análise das atividades práticas e auto avaliação.

9. Culminância
No Final do ano letivo cada turma apresentará o tema estudado no projeto em forma de: dramatização, coreografia, dança, música, paródia, teatro, etc.

10. Referências
ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. 6ª ed. Papirus Editora,
2000.

CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. 16ªed. São Paulo. Editora
Gente, 2004.
NIDELCOFF, Maria Teresa. Uma escola para o povo. 21ªed. São Paulo. Brasiliense,
1978.

PÉREZ, Glória Serrano. Educação em valores: como educar para a democracia;
trad. Fátima Murad.2.ed. Porto Alegre. Artemed S.A; 2002.
 

18 comentários:

  1. Parabens!
    O Projeto de vocês é realmente maravilhoso e é exatamente o que pretendemos trabalhar o ano de 2017 em nossa escola na cidade de Manaus. Poderiam relatar o resultado do projeto na vida dos alunos no ano aplicado? obrigada.

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  2. Muito bom o projeto. É o que eu estou precisando para trabalhar com meu alunos. Parabéns!

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  3. Pena que como referência há o Chalita, que é um imoral.

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  4. Isso, felizmente, não diminui o projeto. Estão de parabéns!

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  5. O Projeto tem muita qualidade. Parabéns.

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  6. Excelente. Vou trabalhar com meus alunos. Parabéns pela dedicação e qualidade.

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  7. Adorei o projeto. Todo dia relembramos a importância dos valores, a importância de vivencia-los.

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  8. Parabéns, adorei o projeto é o que pretendo trabalhar a relevância dos valores para ter uma qualidade de vida mais saudável.

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  9. Muito bom, agora no ano de 2019 vou levar esse projeto para a escola.

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  10. maravilhoso.. Tema super atual nesse período pós pandêmico, vou utilizar em minha escola

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