Cultivando e semeando valores humanos,
para um cotidiano de PAZ.
Serra Grande –
Valença – BA
Fevereiro/2014
Projeto
Valores: Cultivando e semeando valores humanos, para um cotidiano de PAZ.
1.
Apresentação
Valores é o conjunto de características
de uma determinada pessoa ou organização, que determinam a forma como a pessoa
ou organização se comportam e interagem
com outros indivíduos e com o meio ambiente.
A palavra valor pode significar
merecimento, talento, reputação, coragem e valentia. Assim, podemos afirmar que
os valores humanos são valores morais que afetam a conduta das pessoas.
Esses valores morais podem também ser considerados valores sociais e éticos, e constituem um conjunto de regras estabelecidas para uma convivência
saudável dentro de uma sociedade.
Nos dias de hoje uma das crises que o ser
humano vem enfrentando é a crise de valores, essa crise afeta a humanidade de
tal maneira que as pessoas passam a viver de forma mais egoísta, cruel e
violenta. Assim, é necessário enfatizar a importância de bons exemplos na
sociedade, pois a transmissão de importantes valores humanos consiste na base
de um futuro mais pacífico e sustentável.
2. Justificativa
A escola é um espaço de construção e
trocas de conhecimentos, é um lugar que deve proporcionar ao indivíduo
condições de se desenvolver, tornando-se um cidadão com identidade social e
cultural, um ser crítico e reflexivo perante a sociedade.
O processo educativo deve
levar os sujeitos envolvidos a perceberem sua importância na vida do outro,
suas responsabilidades e compromisso para com o mundo e sua capacidade de
exercitar práticas no decorrer de sua vida.
Alguns valores podem ser
considerados como principal ferramenta para a formação de um ser que exerce/pratica
sua cidadania: cooperação, sinceridade, perdão, honestidade, respeito, generosidade,
responsabilidade, etc.
Infelizmente, muitas das
nossas crianças brasileiras, por às vezes não está tendo uma atenção especial,
estão recebendo todo tipo de informação que às vezes não condizem com a sua
inocência. A mídia, por exemplo, está aberta para todos, e muitas vezes colocam
na frente destas crianças programações cheia de sensualidade, violência, ensinando
os maus costumes.
A partir desta realidade e
do que vivenciamos no cotidiano de nossas escolas, sentimos a necessidade de
iniciar o ano letivo de 2014 colocando em prática este projeto “Cultivando e semeando valores humanos, para um
cotidiano de Paz”, a fim de resgatar em nossos alunos valores
como: respeito, amor, paz, convivência, colaboração, honestidade,
responsabilidade, solidariedade, humildade, preservação ao ambiente e
patrimônio público, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida na
escola, família e comunidade.
As escolas do Subsistema Educacional
de Serra Grande estão situadas na zona rural do município de Valença, a maioria
das nossas crianças vem de famílias que trabalham muito para sobreviver, saem
cedo de suas casas e retornam ao anoitecer, ou seja, pais e responsáveis que
não tem muito tempo para acompanhar o dia-a-dia de seus filhos. Assim tendo em
vista a formação social de nossos alunos, no que se refere aos valores humanos,
trabalharemos com este projeto durante o ano letivo. É valido ressaltar que
estes valores não dependem só da escola, mas de todo um contexto onde estas
crianças estão inseridas.
A escola tem papel importante
para o desenvolvimento do indivíduo sociável sem deixar de considerar que o
processo de construção desta habilidade social se da na cotidianidade das
relações humanas. Deste modo:
A habilidade social se constrói necessariamente por
um caminho de convivência e de solidariedade, de conhecimento do mundo e de
inter-relação com pessoas e processos diferentes, com histórias diversas. Acima
de tudo, a habilidade social se constrói pelo respeito e equilíbrio,
fundamentais para o convívio humano. Constrói-se pelo trabalho em equipe, pela
colaboração, pela cumplicidade e pelo afeto. (CHALITA, 2004, p.229)
Entendemos que a “Educação é o
processo pelo qual aprendemos uma forma de
humanidade.” (ALVES, 2000), portanto através da educação os indivíduos
aprendem a ser cidadãos da sociedade da qual fazem parte.
É importante ressaltar que a educação em valores exige do
educador posturas e posicionamentos, pois, os educandos consciente ou inconscientemente já possuem
formulados conceitos e valores os quais podem ser divergentes e gerarem
conflitos, e cabe ao educador intermediar tais conflitos favorecendo a
convivência.
Aprender a conviver exige, em suma, cultivar as
atitudes de abertura, um interesse positivo pelas diferenças e um respeito pela
diversidade, ensinando a reconhecer a injustiça, adotando medidas para
superá-la, resolvendo as diferenças de maneira construtiva e passando de situações
de conflito à reconciliação e à reconstrução social. (PÉREZ, 2002, p.9).
O educador convive diariamente
com situações adversas, conforme as soluciona vai estimulando o interesse
positivo pelas diferenças e o respeito pela diversidade, valorizando as
qualidades individuais e especificas de cada educando.
Como enfatiza NIDELCOFF (1978),
o educador precisa definir os valores dentro dos quais pretende educar. Não é
possível educar a não ser partindo de certos valores, da maneira de ver o mundo
e o homem, ou seja, uma forma de fazer vivenciar esses valores dentro da escola/classe.
Diante disso, realizaremos
com este projeto um trabalho interdisciplinar, envolvendo toda a equipe
escolar, família e comunidade, ressaltando a importância que tem a educação
para a cidadania, priorizando neste momento o aprendizado de valores e boas
maneiras, que deverá ser iniciado na família e dando continuidade na vida
escolar e assim sucessivamente.
3. Objetivo
Geral
- Resgatar em nossos alunos valores como: respeito, amor, paz, convivência, colaboração, honestidade, responsabilidade, solidariedade, humildade, preservação ao ambiente e patrimônio público, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida na escola, família e comunidade.
4. Objetivos
Específicos
Adotar
atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas;
Praticar
no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e respeito;
Perceber
que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente;
Ser um
agente transmissor e multiplicador de valores, tanto na família, na escola e na
sociedade;
Valorizar
e empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas;
Perceber
que as normas devem ser respeitadas;
Compartilhar
as coisas de forma prazerosa e entendendo significado de generosidade;
Desenvolver
o espírito de equipe, de cooperação e de respeito entre os colegas;
Sensibilizar-se para o
fato de que seguir regras básicas de boa convivência significa respeitar os
outros e exigir respeito a si mesmo.
Perceber
que ser responsável transmite confiança para as pessoas;
Reconhecer
qualidades existentes no próximo;
Reconhecer
que a paz é uma conquista diária por meio das nossas ações;
Estimular
o gosto pela leitura, arte, música;
5. Metodologia
As atividades serão desenvolvidas de
forma coletiva com a interação professor, aluno, família, comunidade e toda
equipe da escola.
Durante a execução do Projeto
pretendemos utilizar as seguintes sugestões de atividades:
- Leitura e interpretação de diferentes textos;
- Conversa informal sobre valores humanos, como responsabilidade, respeito, amizade e solidariedade;
- Confecção de cartazes (Regras de Boa Convivência e elaboração dos combinados da sala);
- Exibição de vídeos e filmes que falem dos valores humanos;
- Leitura e exposição de textos reflexivos;
- Roda de conversas;
- Produção textual;
- Histórias e fábulas vinculadas aos valores humanos;
- Trabalhos com músicas, jogos e brincadeiras;
- Debates
- Palestras
- Sugestão de Filmes
o Turma da
Mônica: Boas maneiras.
o A Era do
Gelo: Amizade.
o O Anjinho
Travesso: Amizade.
o Formiguinha
z: Cooperação e solidariedade.
o Moda
Amarela: Solidariedade.
o A Fuga
das Galinhas: União, organização, responsabilidade, respeito, perseverança,
liderança e vivencia em grupo.
o O
Rei Leão: Solidariedade, união, organização, perseverança, liderança e vivência
em grupo.
o Heidi:
Amizade.
o O Mágico
de O z: Solidariedade, união, organização, perseverança, liderança e vivência
em grupo.
o O
Menino do pijama listrado.
- Cronograma:
Atividade
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Realização
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Apresentação
do projeto ao corpo docente e alterações necessárias.
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Janeiro
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Palestra
sobre valores humanos para professores e funcionários da escola;
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Fevereiro
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Apresentação
do projeto pelos professores com os alunos;
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Fevereiro
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Apresentação
do projeto para os pais.
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Fevereiro
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Execução
do Projeto (Desenvolvimento das atividades).
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Durante
o ano letivo de 2014
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Culminância
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Dezembro
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6. Duração
do projeto
O projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo de
2014.
7. Recursos
Quadro branco, piloto, DVD, TV, data show,
TNT, revistas, livros didáticos, livros de literatura, lápis de cor, hidrocor,
tinta guache, papel metro, cartolina, EVA, tesoura, jornais, cola quente, papel
ofício, cola branca, pincéis, CDs, aparelho de som, notebook, cartazes, faixas,
vestuários, recursos humanos, e outros disponíveis;
8. Avaliação
Ao final de cada Unidade, o professor
realizará um debate em sala de aula para
ver o que aprenderam, o que mudou, o que poderá mudar. Durante o bimestre o
professor observará o desempenho de cada aluno, registrando as críticas,
sugestões e dificuldades, com isto será possível rever o projeto e adequar no
que for necessário. Os alunos também serão avaliados nas atividades propostas
(pesquisas, debates, dramatizações, produções de texto, etc.). Em fim, a
avaliação será composta de observação, análise das atividades práticas e auto
avaliação.
9. Culminância
No Final do ano letivo cada turma apresentará
o tema estudado no projeto em forma de: dramatização, coreografia, dança,
música, paródia, teatro, etc.
10. Referências
ALVES, Rubem. Conversas com quem
gosta de ensinar. 6ª ed. Papirus Editora,
2000.
CHALITA, Gabriel. Educação: a
solução está no afeto. 16ªed. São Paulo. Editora
Gente, 2004.
NIDELCOFF, Maria Teresa. Uma
escola para o povo. 21ªed. São Paulo. Brasiliense,
1978.
PÉREZ, Glória Serrano. Educação
em valores: como educar para a democracia;
trad. Fátima Murad.2.ed. Porto Alegre. Artemed S.A; 2002.
Parabens!
ResponderExcluirO Projeto de vocês é realmente maravilhoso e é exatamente o que pretendemos trabalhar o ano de 2017 em nossa escola na cidade de Manaus. Poderiam relatar o resultado do projeto na vida dos alunos no ano aplicado? obrigada.
Maravilhoso
Excluirmuito bom o projeto
ResponderExcluirÓtimo projeto!
ResponderExcluirÓtimo projeto!
ResponderExcluirÓtimo projeto!
ResponderExcluirMuito bom o projeto. É o que eu estou precisando para trabalhar com meu alunos. Parabéns!
ResponderExcluirPena que como referência há o Chalita, que é um imoral.
ResponderExcluirIsso, felizmente, não diminui o projeto. Estão de parabéns!
ResponderExcluirAmei, vou trabalhar em minha escola
ResponderExcluirO Projeto tem muita qualidade. Parabéns.
ResponderExcluirExcelente. Vou trabalhar com meus alunos. Parabéns pela dedicação e qualidade.
ResponderExcluirMuito bom meus parabéns
ResponderExcluirAdorei o projeto. Todo dia relembramos a importância dos valores, a importância de vivencia-los.
ResponderExcluirParabéns, adorei o projeto é o que pretendo trabalhar a relevância dos valores para ter uma qualidade de vida mais saudável.
ResponderExcluirMuito bom, agora no ano de 2019 vou levar esse projeto para a escola.
ResponderExcluirÓtimo!
ResponderExcluirmaravilhoso.. Tema super atual nesse período pós pandêmico, vou utilizar em minha escola
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